Notícias
A versão impressa do livro Guia de Migração para o Firebird 3 está com 30% de desconto até o dia 22/Dezembro! Com isso, o livro sai por R$ 35,00. Aproveite e adquira agora pela loja online da FireBase, e economize no preço e nas dores de cabeça na hora de migrar para o Firebird 3.
A IBSurgeon acaba de anunciar o lançamento da versão 2017 do HQBird - distribuição avançada do Firebird, que disponibiliza replicação nativa e diversas ferramentas de otimização e monitoramento de bases de dados. Como novidade, a versão 2017 traz configuração de replicação via ambiente gráfico, backup em nuvem, instalador integrado, integração com o Control Center, entre outras melhorias.
Os brasileiros podem adquirir a ferramenta com desconto, através dos links disponíveis na loja online da FireBase.
A IBSurgeon publicou em sua conta no facebook a foto abaixo, mostrando um dos seus clientes que atingiu o número de 1.000 usuários conectados, em uma base com 450GB! E ainda tem gente que diz que Firebird é para pequenas bases de dados.
A primeira subrelease do Firebird 3 acaba de ser lançada oficialmente, e já pode ser baixada. O Firebird 3.0.1 traz várias correções de bugs e algumas melhorias, inclusive de performance. Maiores detalhes sobre a subrelease podem ser vistos no Release Notes.
Planeja migrar para o Firebird 3 e quer evitar dores de cabeça desnecessárias? Veja agora o Guia de Migração para o Firebird 3!
O Brasil tem a maior base de usuários de Firebird no mundo. Temos também a maior conferência sobre Firebird, o Firebird Developers Day. Entendo que muitas vezes a questão de distância e (consequentemente) o custo total da viagem, pode inviabilizar a vinda de pessoas para o FDD. Com isso, estou estudando a possibilidade de fazer uma turnê em algumas cidades do país, levando algumas palestras sobre Firebird para um evento com duração de um dia (sábado).
Para estudar a viabilidade dessa idéia, gostaria que respondesse a pesquisa abaixo, caso tenha interesse nesse tipo de evento:
Acaba de ser lançada a atualização 1.02 do eBook Guia de Migração para o Firebird 3. A atualização traz algumas pequenas correções e novo conteúdo. As páginas que sofreram alterações estão listadas logo do início do livro. Todos aqueles que participaram da Campanha de financiamento coletivo ou que compraram o eBook pelo site da FireBase podem fazer o download do eBook atualizado gratuitamente, bastando se logar no site da FireBase com o mesmo usuário usado na Campanha ou na compra, e ir até a página www.firebase.com.br/guiafb3.php para baixa-la. Essa atualização coloca a versão digital em igualdade de conteúdo com a versão impressa do livro. Os interessados podem comprar tanto a versão eBook como a impressa, diretamente na loja on-line da FireBase.
Acaba de ser lançado mais um subrelease da série Firebird 2.5. O Firebird 2.5.6 inclui dezenas de bugs corrigidos e algumas melhorias. Leia o Release Notes para saber o que mudou. Os instaladores para Windows, Linux e OS X já podem ser baixados na área de download
Abaixo o mapa com as origens of the dos participantes da 13a. edição do Firebird Developers Day.
No dia 08/Julho, véspera do FDD, haverá uma apresentação gratuita das ferramentas de otimização do HQBird (da IBSurgeon). O número de vagas é limitado (apenas 20), portanto, inscreva-se agora e garanta a sua.
Dia 10/Junho (sexta-feira) é o último dia para se inscrever no 13º Firebird Developers Day, antes do aumento no preço! Confira também as chamadas dos palestrantes, onde comentam o que será mostrado em suas palestras.
O meu mais novo livro, Guia de Migração para o Firebird 3, agora também está disponível em formato tradicional (papel) e pode ser comprado diretamente na loja online da FireBase. Quem participou da campanha de financiamento coletivo pode comprar a versão em papel pela metade do preço. O livro também será vendido com desconto no 13º FDD.
Esse será o tema de uma das palestras de Alexey Kovyazin, no 13º Firebird Developers Day. A palestra discutirá como montar uma configuração de cluster a prova de falhas para rodar o Firebird, assegurando um uptime próximo de 100%. Serão considerados os desafios envolvidos para atingir o objetivo, e a descoberta de ferramentas e métodos para criar esse tipo de cluster, garantindo que o banco de dados esteja sempre no ar em ambientes críticos de negócio.