Notícias
O Firebird ganhou o prêmio de Project of the Month, para o mês de Maio/2018, promovido pelo site Sourceforge, onde o código oficial do projeto está hospedado desde seu nascimento. No passado, o Projeto já havia ganhou outro prêmio do Sourceforge, o Project of the Year. Uma entrevista com Pavel Cisar, atual presidente da Fundação Firebird foi publicada pelo Sourceforge.
A nova versão do Encryption Plugin Framework para o Firebird tem as seguintes novidades:
- Versões pre-compiladas para o Firebird 3.0.3: Windows 32/64 e Linux 32/64
- gbak.exe com opção para criptografar os arquivos de backup e as bases de dados.
- Código fonte incluso
- Licenças ilimitadas para redistribuição com suas aplicações
- Exemplos funcionais em Delphi, PHP, etc
- Suporte da IBSurgeon para implementação e integração do plugin com sua aplicação
- Ferramenta de administração SQL (ocional) com suporte a criptografia
Lembrando que o plugin pode ser comprado com desconto pelo link disponível em www.firebase.com.br/ibsurgeon
O site sourceforge.net está promovendo uma votação para eleger o melhor projeto para o mês de maio, e o Firebird está entre os candidatos! Para votar, você precisa ter uma conta no sourceforge (registre grátis), ir até essa URL e, nos comentários, escrever a linha abaixo:
VOTE: firebird
Publicidade é sempre boa para que o projeto ganhe visibilidade, portanto, vote agora. A votação se encerra no dia 15/Abril.
A FireBase é o maior portal em português sobre Firebird, e oferece todo seu conteúdo (artigos, dicas, etc) de forma totalmente gratuita para o visitante. Temos inclusive um canal no Youtube, com palestras de diversas edições do Firebird Developers Day, também disponibilizadas de forma gratuita.
Recentemente, o Google impôs diversas condições para permitir a monetização de um canal, entre elas, um número mínimo de inscritos, o qual estamos muito longe de atingir. Sendo assim, peço que vocês se inscrevam no Canal do FDD no Youtube, e obviamente, também assistam os vídeos, não esquecendo de dar um "like" neles ;-)
Se inscrevendo no canal fará com que vocês sejam notificados automaticamente quando um novo vídeo sobre Firebird for postado, portanto, fica ainda mais fácil acompanhar as novidades.
Pra quem gosta de drones, passeios de moto, música, etc. tem também o meu canal pessoal no Youtube ;-).
O eBook Guia de Migração para o Firebird acaba de ser atualizado. As principais mudanças da revisão 1.20 concentram-se nos capítulos sobre conexão com o Firebird 3 usando um fbclient antigo, testando as queries das suas aplicações, Jaybird, .NET Provider, bem como as duas novas seções sobre permissão para criação de bases de dados e uso de generators e exceções.
Todos aqueles que compraram o eBook ou participaram da campanha de financiamento coletivo do livro podem baixar a atualização gratuitamente. Para isso, faça login no site da FireBase com o mesmo email utilizado na compra/campanha e baixe o PDF em www.firebase.com.br/guiafb3.php.
Os que compraram a versão impressa do livro pelo site devem logar com o mesmo email utilizado na compra e baixar o complemento em PDF em www.firebase.com.br/guiafb3.php. Os que compraram o livro impresso pessoalmente no FDD podem entrar em contato por email para receber o PDF com as mudanças dessa revisão.
Até o dia 28/Fevereiro/2018, o combo (eBook/PDF + livro) estará sendo vendido pelo preço do eBook (R$ 50,00). Aproveite e leve a versão impressa (rev. 1.02) e o eBook atualizado (rev. 1.20)! Compre agora na loja online da FireBase.
Acaba de ser lançado o Firebird 3.0.3. O novo subrelease traz inúmeros bugs corrigidos, além de pequenas melhorias. Todas as mudanças podem ser vistas no release notes, e os instaladores já podem ser baixados no site oficial.
Queremos ouvir todos aqueles que pretendem participar do décimo quinto Firebird Developers Day, para que tenhamos uma edição muito especial de 15 anos. Se você pretende participar, responda agora a pesquisa disponível em esurv.org/?u=15FDD.
A correção da falha de segurança dos chips Intel/AMD, que estão sendo disponibilizadas pela Microsoft, Apple e por diversas distribuições Linux, está afetando negativamente a performance de forma geral, impactando todos os tipos de software (em maior ou menor grau), inclusive servidores de bancos de dados, como o Firebird.
O relato abaixo foi postado na lista firebird-devel, e mostra uma perda de quase 30% de performance após a atualização do Kernel do Linux:
Sistema de testes rodando Debian 9.3:
processor : 7 vendor_id : GenuineIntel cpu family : 6 model : 23 model name : Intel(R) Xeon(R) CPU E5420 @ 2.50GHz stepping : 6 microcode : 0x60b cpu MHz : 2500.117 cache size : 6144 KB …
Testes comparando o kernel antigo (linux-image-4.9.0-4-amd64) e o novo (linux-image-4.9.0-5-amd64): Nº de testes: 6.014 Resultados: 253.555 (checagem de valores dos campos, resultados de stored procedures, etc)
Tempo médio de execução no kernel 4.9.0-4: 466 secs (7 mins 46 secs) Tempo médio de execução no kernel 4.9.0-5: 635 secs (10 mins 35 secs)
Obs: Base de dados e diretório temporário se encontram em ramdisk.
András
Como podemos observar, houve uma queda de aproximadamente 30% de performance após a aplicação do novo kernel, que contém a correção das falhas! Testes feitos por terceiros e disponibilizados na internet apontam que a queda de performance afeta praticamente todas as áreas de processamento (disco, memória e CPU).
Observe que mesmo com as correções que estão sendo disponibilizadas, o problema não pode ser 100% corrigido, visto que ele está diretamente relacionado ao design atual dos chips. Em relação a Intel, essa falha afeta os processadores lançados nos últimos 20 anos.
Para ficar claro: a queda de performance não afeta apenas o Firebird, e sim qualquer tipo de software.
A IBSurgeon acaba de liberar o HQBird 2018, nova versão da sua distribuição avançada do Firebird, com muitas novidades. Os principais novos recursos são:
* Inicialização online da replicação assíncrona (na Enterprise Edition). Agora é possível inicializar e reinicializar réplicas de banco de dados com zero downtime do servidor mestre.
* Monitoramento automático de desempenho (em todas as edições), com os relatórios de desempenho que mostram as consultas SQL mais lentas e freqüentes, e com o monitoramento avançado de transações ativas de longa duração.
* Pool de conexões para comando externos (para a versão 2,5) que aumenta significativamente o desempenho ao utilizar o execute statement on external
* Pool de instruções preparadas (para a versão 3,0) que melhora consideravelmente o desempenho no caso de consultas parametrizadas freqüentes
* Nova versão do Firebird SQL Studio, agora com o suporte de bancos de dados criptografados (somente na versão Professional e Enterprise)
Para saber todos os detalhes, consulte o Guia do Usuário.
O HQBird pode ser comprado com desconto somente através dos links disponíveis no site da FireBase, aqui.
Uma versão pré-beta do Guia do Desenvolvedor para o Firebird 3 acaba de ser disponibilizada publicamente. Esse guia foi traduzido do russo para o inglês, trabalho que só foi possível através de financiamento coletivo, onde as doações arrecadadas no 14º FDD tiveram um papel importante para atingir a meta. Reportem possíveis problemas ou correções, para que a versão final do guia seja lançada com a maior acuracidade possível.
Já está disponível na loja online da FireBase, o DVD com algumas das palestras do 14º Firebird Developers Day. Quem participou do 14º FDD tem desconto na aquisição do DVD. Para mais informações, clique aqui.
Estarei reapresentando minha palestra do 14º FDD sobre sobre Georreferenciamento com Delphi + Firebird, na Embarcadero Conference 2017, a ser realizada em São Paulo, no dia 24/Outubro. Os interessados em participar da conferência podem usar o código 15FR8@2017ECON para ter 15% de desconto na inscrição. Carlos H. Cantu.
A primeira versão alpha (de testes) do Firebird 4 acaba de ser disponibilizada para download. Apesar de ainda não trazer os principais recursos planejados para essa versão, como Replicação (que aparecerá somente nas versões beta), ela traz algumas mudanças interessantes que já podem ser testadas, como o novo tipo DECFLOAT, possibilidade de ter identificadores com até 63 caracteres, novos timeouts, etc. Para saber todas as mudanças, veja o Release Notes.
As doações arrecadadas durante o processo de inscrição do 14º FDD foram suficientes para completar e atingir a meta da campanha de financiamento coletivo internacional, destinada a traduzir o Developers Guide do Firebird, do Russo para o Inglês! Parabéns a todos os doadores!
Agora o site da FireBase utiliza o mecanismo de notificações WebPush para avisar os visitantes sobre novidades do site, como novos artigos, notícias e outros assuntos de interesse do mundo Firebird. Para receber as notificações, o usuário deverá responder Sim quando o browser solicitar a permissão para receber notificações. Recomendamos que todos autorizem, de forma a não perder nenhuma notícia importante. O volume de notificações será baixo, e não irá incomodar ;-)